
Córrego Zavuvus – 1996
Desde 2019 o Governo do Estado de São Paulo lançou o Prograna Novo Rio Pinheiros, que promete a despoluição do Rio Pinheiros. Para isto, foi lançado um enorme programa de despoluição dos córregos que desaguam no rio. Aqui na zona sul, os principais são o Córrego Zavuvus e o Córrego do Cordeiro.
Por décadas, estes dois córregos foram descuidados pelas autoridades, o que antes, nas décadas passadas eram sinônimos de beleza, se tranformou em um descaso total das autoridades, que viram a degradação completa destes, que antes eram riachos, com vida, se transformarem em um local de despejo de esgoto à céu aberto.
Com o passar das de décadas, milhares de pessoas ocuparam às margens destes córregos, em situações insalubres, ocasionando inúmeras enchentes na região. O Expresso Periférico, em no artigo “Imagens falam por sí”, retrata bem a situação atual dos córregos.


Crianças brincam sobre casa construída em cima de um córrego não mapeado, entre as ruas Comendador Capodáglio e Rafael Parisi, na Cidade Ademar.
Pequenos afluentes – A situação pior são dos pequenos afluentes destes córregos, onde a comunidade está praticamente em cima. São tantas, casas e barracos construídos em pequenas vielas, que é dificil de entrar no local. Um exemplo, é um córrego que existe entre as ruas Comendador Arthur Capodáglio e Rafael Parísi. Ali, há um córrego que não é mapeado pela prefeitura, ou seja, não há no mapa, pois foi canalizado pelos próprios moradores que construíram suas casas praticamente em cima destes pequenos afluentes.
A promessa da despoluição demandará um alto investimento principalmente em habitação de qualidade para centenas de famílias que vivem há décadas nestas áreas de risco. Será que isto vai acontecer?