Destaque, Destaques, Educação
Deixe um comentário

Prefeitura abre 60 novas vagas em cursos na área de sustentabilidade na zona sul

Curso e oficina fazem parte da capacitação em agricultura de base ecológica. Inscrições estão abertas e as aulas começam na segunda quinzena de outubro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, lança na segunda quinzena de outubro mais uma edição dos cursos gratuitos do EcoaSampa, em Parelheiros, zona sul de São Paulo.

As inscrições estão abertas para o curso de Zeladoria e Manejo de Áreas Verdes e para a oficina de Tratamento Alternativo de Efluentes. As aulas serão ministradas nos espaços da Associação Pro Brasil: CCAs – Centro de Crianças e Adolescentes, Ariano Suassuna e Serra do Mar, ambos na região de Marsilac.

Elaborados sob os conceitos da Agenda 2030, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), os cursos visam promover o desenvolvimento econômico e sustentável em locais com grande potencial para a geração de trabalho e renda com agricultura de base ecológica ou regenerativa. Diversas áreas que envolvem sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva continuam a apresentar excelentes resultados, mesmo em cenário de pandemia.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Zeladoria e Manejo de Áreas Verdes

Conhecimentos básicos de Jardinagem e Paisagismo compõem a formação profissional em Zeladoria e Manejo de Áreas Verdes.

O curso prioriza espaço de aprendizado prático voltado aos serviços de limpeza e manutenção do mobiliário de parques e praças.

Tem como objetivo instruir alunos a executar serviços de manutenção, gestão, manejo de Áreas Protegidas, Praças, Parques Urbanos e demais Áreas Verde públicas e em áreas particulares com aptidão florestal.

Além disso, as aulas estimulam a elaboração e coordenação de projetos de cunho de educação ambiental. As aulas serão ministradas no CCA Ariano Suassuna, todas as quartas-feiras, das 8h30 às 16h30.

Oficina Tratamento Alternativo de Efluentes

Os alunos vão receber 27 horas de capacitação sobre o uso sustentável da água. As oficinas vão abordar técnicas eficientes e ecológicas a partir de modelos de tratamentos para purificação, potabilidade, descarte, irrigação e reuso da água. As aulas que começam no dia 22 de outubro serão ministradas no CCA Serra do Mar, às sextas-feiras das 8h30 às 16h30.

“A Fundação Paulistana acredita no potencial dos munícipes da cidade de São Paulo, levando qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Serviço

Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa

Inscrições: www.bit.ly/ecoaoutubro

Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do telefone: (11) 9 5809 0241 (WhatsApp) ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org As vagas são limitadas.

Zeladoria e Manejo de Áreas Verdes

Carga Horária: 72 horas

Início: 20 de outubro Conclusão: 15 de dezembro

Horários: Quartas feiras – 8h30 às 16h30

Local: CCA Ariano Suassuna

Endereço: Rua Dra. Nise da Silveira, n 2200 – Jardim das fontes / Parelheiros – SP

Oficina Tratamento Alternativo de Efluentes

Carga Horária: 27 horas

Início: 22 de outubro Conclusão: 12 de novembro

Horários: Terças feiras – 8h30 às 16h30

Local: CCA Serra do Mar

Endereço: Av. Engenheiro Marsilac, 8409 Marsilac, São Paulo/SP CEP 04893000

Este post foi publicado em: Destaque, Destaques, Educação

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s