Crônica Urbana, Crônicas Urbanas
Deixe um comentário

As balas do farol

Com milhares de pessoas desempregadas, há cada vez mais gente trabalhando no mercado informal. Há ainda o aumento daquelas pessoas que vendem balas no farol, recarregador de baterias de telefones celular e crianças que são utilizadas pelos pais para ganharem trocados lavando os vidros do carro nos sinais. Agora estão surgindo uma nova leva de pessoas que ganham alguns trocados: são os malabaristas e mágicos, que durante um minuto alegram os motoristas e recebem um dinheirinho e transformam os principais semáforos da cidade em um verdadeiro ponto comercial.

O lado negativo são as crianças que são exploradas nestes locais revelando à sociedade que a política social falhou em todos os aspectos, no âmbito federal, estadual e municipal. Quando uma criança bate nos vidros fechados de nossos carros, apenas balançamos a cabeça dizendo que não temos nada, no máximo, procuramos algumas moedinhas e damos as crianças. Mas também poderíamos, como sociedade exigir mais de nossos governantes por uma educação transformadora a começar com a escola que deveria acolher esta criança, pois nestes tempos de crise a evasão escolar é latente e elas estão indo pra rua pela sobrevivência de sua família.

Em todas as equinas das grandes cidades do país, onde alguns políticos não fazem nada, apenas fingem que trabalham por meio de emendas que ajudam um partidário aqui, outro acolá; fazendo requerimentos de votos de congratulações a artistas da televisão, entre outras propostas banais.

O Ministério Público deve estar mais presente e também pressionado para que tome alguma atitude sobre qualquer assunto; O governo do Estado e as Prefeituras culpam sempre o governo Federal, e inicia-se o “empurra-empurra” dos políticos.

Enquanto isso, iremos ter vários saquinhos de balas pendurados em nossos retrovisores; e mais pessoas morando nas ruas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s