Cidade Ademar, Cidades, Destaque, Destaques, Educação, Notícias, O Bairro
Deixe um comentário

Feira das Profissões traz esperança aos estudantes

Estudantes participaram de palestras com vários profissionais de diversas áreas.

A 7ª edição da Feira das Profissões da Escola Estadual Lauro Pereira Travassos, na Vila Missionária, que aconteceu no último sábado, dia 13, trouxe novas expectativas de futuro profissional aos estudantes da região. Este ano, o evento contou com a participação de várias celebridades, entre elas, do rapper Projota; da deputada federal Tabata Amaral; do influenciador digital Murilo Gun; da médica Ludhmila Hajjar, entre outros. Destaque também para os ex-alunos da escola que voltaram como exemplo aos estudantes, como o cineasta Bruno Maciel, e outros ex-estudantes que se formaram em medicina, engenharia, entre outras profissões, que concluíram o Ensino Médio na própria escola.

Tabata Amaral – “Se tivesse mais momentos como estes quando eu estava na escola, quantos amigos meu não teriam continuado seus estudos”.

Para esta edição, a direção da escola junto com a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e os professores tiveram a ideia de realizar o evento, que este ano foi intitulado “A conquista de nossos sonhos”.  Onde os alunos puderam conhecer as oportunidades oferecidas por cada profissão e saber sobre o mercado de trabalho.

Para o diretor da escola Agenor Jorge Rocha, o evento foi importante para mostrar que os alunos possam ter exemplos de pessoas que estudaram na própria escola. “Temos ex-alunos que hoje são advogados, engenheiros, formados em cinema e também médicos. Isto é legal, não apenas para divulgar o evento, mas mostrar que alunos daqui chegaram lá. Eram pessoas desacreditadas e hoje fazem a diferença na sociedade”, comentou.

O diretor diz ainda que a escola foi reformada e isto reflete também nos alunos. “Ao melhorarmos a escola isto impactou na fisionomia deles. Os estudantes ficaram mais bonitos, isto reflete diretamente em suas vidas. E estas pessoas os profissionais que vieram aqui, valorizam a educação e a escola. A própria deputada, Tabata Amaral, não estudou aqui, mas sua mãe sim, pois fez o EJA conosco, e este retorno dela é essencial”, comentou.

Equipe gestora da Escola Lauro Pereira Travassos

Para a Tabata Amaral, estar na escola é reviver os tempos de aluna da Rede Pública. “Para ser sincera, estou aqui muito mais como ex-aluna de escola pública da periferia. Fico pensando se tivesse mais momentos como estes quando eu estava na escola, quantos amigos meu não teriam continuado seus estudos?”, disse.

Para a deputada, a feira não evita as desigualdades sociais, pois as barreiras ainda existem. E a educação é essencial neste processo. “São muitas dificuldades, mas os sonhos são livres. O sonhar é um norte para que possamos acreditar para sair desta realidade. Espero que possamos sair daqui com muitos futuros definidos, como engenheiros, artistas e cientistas. Sabemos que esta molecada é turbinada e tem condições”, relatou.

“Sei que a pandemia foi difícil, mas esta feira mostra que você pode ser o que você quiser. Muitas pessoas duvidaram dos meus sonhos. Vocês tem que pensar que o futuro pertence a vocês”, disse a deputada aos estudantes.

Mudar o mundo – De acordo com a vice-diretora Maria Valdenice Timóteo, mais conhecida como Pro Val, somente a educação é capaz de mudar o mundo. “Sou uma prova vida que a educação dá certo. Foi com estudo que consegui educar meus filhos. Sou filha de pai e mãe analfabetos e estava gravida do meu filho e não tinha onde dormir. Formei-me em História, filosofia, pós-graduação em arqueologia e pedagogia com administração escolar. Hoje, o meu filho que não tinha onde dormir, é médico. Meu outro filho, que foi aluno desta escola, passou no vestibular do Mackenzie em 1º lugar com 100% de bolsa”, informou.

A Pro Val diz ainda que o segredo da escola Lauro Travassos são os trabalhos dos professores. “Eles acreditam nos alunos, pois creem que a educação é uma arma necessária contra o sistema”, afirma.

A coordenadora pedagógica da escola Elaine Cristina Cerqueira, relata que o evento foi importante, pois dá ao aluno uma nova expectativa de vida. “Mostramos aos estudantes que é possível ter um sonho, pois na feira há várias profissões e a possiblidade de fazer uma faculdade faz com que os alunos comecem a se incentivar e a ter autoestima” relatou.

Para a estudante Maria Eduarda de Brito do 3º ano o evento, não só para escola, mas para toda a periferia. “Esta feira é um alento para que os jovens possam a se inteirar sobre as profissões do futuro e sobre o mercado de Trabalho. Gostei muito e pude me informar sobre a área de informática, pois pretendo estudar algo que tenha a ver com a tecnologia”, comentou.

Já as irmãs estudantes Micaela Eduarda dos Santos, de 17 anos e Maria Eduarda Caetano dos Santos, de 15 anos, o evento foi fundamental para a escolha da futura carreira profissional. Após o evento as irmãs saíram decididas quanto à profissão que terão no futuro. “Sem duvida, iremos estudar veterinária. A decisão foi familiar”, brincou Maria Eduarda. As duas vieram do Thiago Alberione, outra escola que fica nas proximidades. “Gostei das palestras, acho que todas as escolas deveriam ter eventos como este, pois ajudam os jovens a tomar direção em suas vidas”, finalizou Micaela Santos.

Irmãs decidem cursar Veterinária no futuro após participar das palestras

Projota canta a capela Moleque de Vila e empolga estudantes

Um dos momentos mais importantes da Feira das Profissões foi o depoimento do rapper Projota. Após falar sua história de vida aos presentes, o cantor ainda cantou ao vivo, o refrão da música foi ecoado pelos alunos. “Vai, vai lá, não tenha medo do pior; Eu sei que tudo vai mudar; Você vai transformar o mundo ao seu redor; Mas não vacila, moleque de vila, moleque de vila, moleque de vila; Não vacila, moleque de vila…”

Projota se apresenta aos estudantes com a música Muleque de Vila

O palestrante e influencer Murilo Gun, também orientou aos alunos a cada intervalo das palestras que aconteciam em horários intercalados. De forma bem humorada Gun, orientava aos alunos valorizando a autoestima dos presentes.

Outro momento de destaque foi o testemunho do cineasta Bruno Maciel, que é um ex-aluno da escola, e já produziu um filme que foi premiado. “Quando eu me formei aqui, prometi que voltaria a esta escola com algo. E voltei”, finalizou.

Veja as imagens do evento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s