Dorval treinou as crianças do CDC Ferradura na Vila Santa Catarina nos anos 90 e inicio dos anos 2000
Um dos grandes ídolos do Santos FC, Dorval faleceu neste domingo (26), aos 86 anos de idade. Ele estava internado na Casa de Saúde de Santos com quadro clínico delicado, com muita tosse. Dorval também deixou um grande legado na região do Jabaquara e Cidade Ademar, quando trabalhou durante anos no CDC Ferradura, na Vila Santa Catarina, como professor de futebol das categorias de base, desde o infantil até o juvenil, nos anos 90 e inicio dos anos 2000. Durante este período, milhares de crianças e jovens da região foram treinadas por Dorval.
Em 1997 o jornal O Bairro entrevistou Dorval, que fazia um trabalho praticamente voluntário, sem receber ajuda de custo pelo seu trabalho. Após a matéria ser veiculada, o professor de futebol e ex-atleta do Santos foi até a casa do jornalista Sérgio Pires em busca de jornais para divulgar o seu trabalho e também para alertar a população sobre o descaso do Poder Público junto aos ex-atletas profissionais. “Nunca iria imaginar um ex-craque do Santos que jogou ao lado de Pelé, estaria em minha casa. Lembro que dei ao Dorval centenas de jornais que ele levou para distribuir no CDC Ferradura e em seu entorno. Naquele dia, fui com ele e distribui o jornal em toda a região”, relembrou Sérgio.

Em 2013 os esportistas da região realizaram uma homenagem ao Dorval na inauguração do gramado sintético em 25 de janeiro de 2013. O evento contou com a presença de inúmeras pessoas e esportistas da região, para o jogo “Amigos do Dorval” que jogaram contra a equipe Masters do Botafogo da Vila Santa Catarina.
O evento contou com a presença dos ex-jogadores de futebol, Edu Bala, Edu (ex-Santos), Dudu, Paulinho, Mauro, Amauri, Tião, Gilberto Sorriso, entre outros. Durante a cerimônia o ex-jogador do Santos e um dos responsáveis pelo CDC Ferradura, Dorval, foi homenageado pela diretoria do Ferradura.
