Cidade Ademar, Emprego
Deixe um comentário

Projeto “Meu Trampo” capacita jovens a serem empreendedores

Prefeitura lança “Meu Trampo” projeto de empreendedorismo para 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social

Com aulas teóricas, apoio para criação de um plano de negócios e acompanhamento de consultores por 90 dias, jovens terão oportunidade de geração de renda

A Prefeitura de São Paulo lança o projeto Meu Trampo, que tem a meta de capacitar 10 mil novos micros e pequenos empreendedores jovens que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

 A iniciativa é da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, autor da metodologia By Necessity, que consiste em formação para executar projetos de negócios a partir da definição de dez passos e um plano de ação: meu sonho, meu perfil, minhas possibilidades, meu negócio, minha marca, meu mercado, minhas vendas, meu time, minhas finanças e minha análise. 

 “São Paulo é protagonista no âmbito das políticas para as juventudes e o projeto Meu Trampo visa fomentar a independência financeira desse público. Dar as ferramentas para a emancipação das juventudes em situação de vulnerabilidade é nosso foco e estamos trabalhando para atender cada vez mais pessoas na capital”, afirma o Coordenador de Políticas para Juventude do município de São Paulo, Ramirez Lopes.

Nas aulas serão abordados temas como criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. Ao final, os alunos terão um plano de negócios estruturado. Um dos diferenciais do Meu Trampo é que os estudantes contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias após o término das aulas, para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam, assegurando que os novos negócios se tornarão suas fontes de renda e autonomia. 

 A capacitação é composta por cinco aulas que serão ministradas em equipamentos públicos da cidade, especialmente em regiões com maiores índices de vulnerabilidade social. A partir do lançamento, os interessados podem se inscrever pelo site www.meutrampoeempreender.com.br e as aulas terão início ainda no primeiro trimestre de 2023. Cada turma tem 30 vagas.

 “Acreditar no empreendedorismo não significa investir em soluções mágicas ou, ainda, deixar as pessoas ‘sozinhas’ para resolverem seus problemas. Trata-se de ampliar e democratizar as condições para que cada um possa desenvolver e colocar em prática os seus potenciais e ideias, além de acompanhá-los neste caminho, garantir que não irão esmorecer nos primeiros desafios”, afirma o CEO da Besouro, Vinicius Mendes Lima. 

Este post foi publicado em: Cidade Ademar, Emprego

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s