Cultura
Deixe um comentário

Veja onde aproveitar o mês da Cultura Nerd nas periferias de SP


Crianças e adultos poderão se divertir com filmes, oficinas e competições dedicadas a cultura nerd nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape; A agenda de maio ainda terá atrações dedicadas ao hip-hop

Em maio, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – se juntam a festa da cultura geek para celebrar o Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd (25/05), data que homenageia o escritor Douglas Adams, autor do Guia do Mochileiro das Galáxias, com uma programação diversa que se estenderá por todo o mês. Confira:
 

No dia 11, quinta-feira, às 14h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe uma Oficina de Tirinhas organizada pelo Corre Coletivo. A atividade apresentará conceitos, procedimentos, técnicas e algumas vertentes da produção de histórias em quadrinhos a partir de temas relacionados à trajetória do grupo.
 

A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza no dia 16, terça-feira, às 10h, a atividade Cultura Geek, que dará uma introdução sobre esse movimento utilizando o acervo físico e digital (plataforma Árvores dos Livros) de mangás e animes da biblioteca. E quem quiser saber mais sobre os livros, filmes e influenciadores do mundo nerd, no dia 24, quarta-feira, às 10h, estará disponível no YouTube das Fábricas de Cultura o vídeo Não Entre em Pânico!, em que a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresenta algumas dessas obras.
 

A turma do litoral sul não ficará de fora pois nos dias 24 e 25, quarta e quinta-feira, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape irá realizar a Semana do Orgulho Nerd, evento com diversas atividades formativas, palestras e oficinas, em parceria com a ETEC Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros — Centro Paula Souza. No dia 24 será possível participar dos Jogos e caracterização zumbi às 14h; de uma sessão de fotos com figurinos e máscaras geeks às 14h; e da Oficina de programação com Scratch às 18h. Já na quinta-feira, 25, os destaques ficam por conta da palestra Imersão no mundo dos Jogos: dos anos 80 aos dias atuais, realizada às 14h; e da Intervenção Semana Geek, às 18h. Mais detalhes da programação na parte final do release (serviços).
 

Quem também vai fazer uma dobradinha geek é a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco com a 1ª Vivência de Just Dance Rochdale. Nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, o público poderá montar um time (até 4 pessoas) para participar de uma vivência no jogo Just Dance. Podem participar maiores de 8 anos, sendo necessário chegar 1h antes do horário da atividade. Na quinta, a ação começa às 10h, e na sexta, às 14h. A unidade orienta que os interessados baixem no celular o aplicativo Just Dance 2023 com antecedência.
 

E as celebrações do mês terminam na Fábrica de Cultura Jardim São Luís com a atividade Estudos de Figurino em Filmes da Cultura Geek e Pop no dia 30, terça-feira, às 18h30. O encontro irá exibir alguns filmes deste universo que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais numa roda de conversa sobre a moda enquanto movimento estético para contar uma história.
 

E ainda tem mais: música, grafite e hip-hop nas Fábricas de Cultura


Fábrica de Cultura Diadema recebe no dia 10, quarta-feira, às 15h, o poeta Moreira de Acopiara para uma roda de conversa em celebração ao Dia da Literatura Brasileira (1º de maio). Na Zona Norte, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha também terá convidados no dia 12, sexta-feira, às 14h30. O casal Lu Ahamy e Awa Mbarete ministrará uma oficina de produção de maracás, artefatos importantes para os povos indígenas.
 

No sábado, 13, a música toma conta da Fábrica de Cultura Jaçanã com o evento Fábrica de Hits: a cena hip hop do Jova. A partir das 14h, o público poderá acompanhar a produção de um EP de rap com a participação de artistas independentes do bairro Jova Rural e adjacências.
 

Para celebrar o Dia Internacional de Combate a Homofobia (17/05, quarta-feira), a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza às 14h a atividade Vivências Queer, em que serão abordados os desafios, preconceito e violações de direitos que a comunidade LGBTQIAP+ enfrenta. A iniciativa toma como base o acervo da unidade, com obras escritas por autores LGBTQIAP+ ou que trabalham com a temática.
 

A quarta-feira, 17, também será movimentada em outras unidades. Às 14h30, acontece a Cola com Elas: ilustração de textos femininos com colagem na Fábrica de Cultura Diadema. A partir da escuta e leitura de trechos dos livros de escritoras negras, contemporâneas e das periferias de São Paulo, os participantes irão criar ilustrações utilizando a técnica de colagem manual. E às 15h, pelo YouTube das Fábricas de Cultura, será possível assistir a apresentação do cantor e compositor Pabllo Moreno, que trará um apanhado dos seus dois álbuns lançados que misturam poesia e música para retratar o Brasil: Blues e Baião (2016) e Contemplação (2022).
 

Música e literatura continuam entrelaçadas na atividade Galanga Livre, organizada pela equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo, no dia 25, quinta-feira, às 10h30. A conversa abordará as resistências e contragolpes da população negra escravizada frente ao sistema escravista colonial no Brasil a partir da música Galanga livre, de Rincon Sapiência, e o conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis.
 

Outra opção na quinta-feira (25) é a roda de conversa Arte Urbana: Grafite e Pixo que será realizada às 14h. A equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã convida o público a descobrir a história do pixo e debater sua criminalização no país.
 

Dia 27, sábado, das 13h às 16h, o coletivo de arte-educação Manifesto Crespo leva para a Fábrica de Cultura Capão Redondo o encontro Ocupação Casa Crespa. A agenda do evento inclui: uma roda de conversa sobre cabelos crespos, corpos diversos e arte; a oficina prática Estampando Saberes com carimbos e pintura colaborativa sob superfícies diversas; discotecagem com o DJ Pinol; e uma mini feira de empreendedores periféricos e artistas independentes.
 

Ainda na Zona Sul, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival Capão Extremo também no sábado, 27, das 16h às 21h. O evento terá como convidados artistas da cena do rap com intuito de fomentar o hip-hop nacional com grandes nomes da região e novos artistas, incentivando a arte e cultura do bairro. O público poderá assistir as apresentações de: Dj hermê, Raio x do Brasil, Coracksix, Pretinhobleck, Mano Cobra, Titelo, Rap Games 2.0, Kelly Neria, Condenção Brutal, Cocão a Voz, Rapper g13, Léo r.c, Scar, Ronnan Rapper e Jo-E, Poder bélico da Favela, Função de Louko, Mente Oposta e Giros s.p.
 

Já no dia 30, terça-feira, às 14h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a Clarin Cia. de Dança que apresentará o espetáculo Ou 9 ou 80, com foco nas dificuldades enfrentadas por jovens periféricos por meio das letras do funk e dos corpos dos dançarinos. O plano de fundo da apresentação são os casos das nove mortes no baile em Paraisópolis, periferia da zona sul de São Paulo durante uma ação da PM, e dos mais de 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, disparados por militares do Exército, ambos ocorridos em 2019.


Serviço:

(Gratuito)
 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Literatura

CULTURA GEEK: MANGÁS E ANIMES COM EQUIPE BIBLIOTECA

16/5, terça-feira, das 10h às 11h30 | maiores de 6 anos | Presencial na unidade

Artes Cênicas

ESPETÁCULO “OU 9 OU 80″ COM CLARIN CIA DE DANÇA

30/5, terça-feira, às 14h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Cultura Geral

“GALANGA LIVRE” COM EQUIPE DA BIBLIOTECA

25/5, quinta-feira, das 10h30 às 11h30 | Atividade Livre | Presencial na unidade
 

Cultura Tradicional

OCUPAÇÃO CASA CRESPA

27/5, sábado, das 13h às 16h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro — Diadema | Telefone: (11) 4061-3180

Literatura

UM ENCONTRO COM O POETA MOREIRA DE ACOPIARA

10/5, quarta-feira, às 15h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Artes Visuais

COLA COM ELAS: ILUSTRAÇÃO DE TEXTOS FEMININOS COM COLAGEM COM AMANDA PRADO

17/5, quarta-feira, das 14h30 às 16h30 | maiores de 14 anos | Presencial na unidade
 

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico — Iguape | Tel: (13) 3848-9300

Cultura Geral

VIVÊNCIAS QUEER COM EQUIPE BIBLIOTECA

17/5, quarta-feira, das 14h às 15h30 | maiores de 12 anos | Presencial na unidade

Multimeios

SEMANA DO ORGULHO NERD/GEEK
24 a 25/5, quarta-feira e quinta-feira, das 9h às 21h | Atividade Livre | Presencial na unidade
 

Programação:
 

24/05
10h às 11h | Oficina Inclusão e segurança digital, com a professora Elisandra Silva (ETEC)
14h às 16h45 | Jogos e caracterização zumbi, com a arte-educadora Agatha Pereira
14h às 16h45 | Sessão de fotos usando figurinos e máscaras com os geeks mais experientes das galáxias, com o arte- educador Cristiano Glass
18h às 19h | Oficina programando com Scratch, com a professora Fátima Collaço (ETEC)
19h | Palestra Segurança digital, com o professor Thiago Szozda (ETEC)
 

25/05
09h | Palestra Mercado e Atuação por meio da tecnologia, com Thiago de Moura
14h | Imersão no mundo dos jogos: dos anos 80 aos dias atuais, Equipe Biblioteca
18h às 20h45 | Intervenção Semana Geek, com o arte-educador Elizeu Costa

Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Cultura Urbana

FÁBRICA DE HITS: A CENA HIP HOP DO JOVA

13/5, sábado, às 14h | maiores de 12 anos | Presencial na unidade
 

Cultura Geral

ARTE URBANA: GRAFITE E PIXO COM EQUIPE DE BIBLIOTECA

25/5, quinta-feira, das 14h às 15h | maiores de 6 anos | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Cultura Geral

NÃO ENTRE EM PÂNICO! COM EQUIPE BIBLIOTECA
24/5, quarta-feira, às 10h | Atividade Livre | Online – YouTube
 

Música

FESTIVAL CAPÃO EXTREMO

27/5, sábado, das 16h às 21h | Atividade Livre | Presencial na unidade

Moda

ESTUDOS DE FIGURINO EM FILMES DA CULTURA GEEK E POP

30/5, terça-feira, às 18h30 | Atividade Livre | Presencial na unidade

Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale — Osasco | Tel: (11) 3689-7600

Desenho

OFICINA DE TIRINHAS COM CORRE COLETIVO

11/5, quinta-feira, das 14h às 16h30 | maiores de 12 anos | Presencial na unidade

Dança

1ª VIVÊNCIA DE JUST DANCE ROCHDALE

25/5, sexta-feira, das 10h às 11h30 | 26/5, sexta-feira, das 14h às 16h30 | maiores de 8 anos

Presencial na unidade

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Cultura Tradicional

MARACA COM LU AHAMY E AWA MBARETE

Coordenação: Art Guarani Ahamy

12/5, sexta-feira, das 14h30 às 16h30 | maiores de 10 anos | Presencial na unidade

Vídeo

LETRAS E CANÇÕES COM PABLLO MORENO

17/5, quarta-feira, às 15h | Atividade Livre | Online – Youtube
 

————-

Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h

Domingos, das 12h às 17h

*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.

Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Este post foi publicado em: Cultura

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s