Cidade Ademar, Destaques, Notícias
Deixe um comentário

Cidade Ademar ganha “Praça Dona Emília

Os moradores da região da Cidade Ademar ganharam no último domingo, dia 7 de maio, um novo espaço público, a Praça Casimira M.M. da Silva, ou simplesmente “Praça Dona Emília”, em homenagem a Dona Emília, moradora do bairro, comerciante do mercado que leva o seu nome na Avenida Santo Afonso, desde 1975. Várias autoridades locais, amigos e familiares e moradores compareceram ao evento para prestigiar o novo espaço para a população.

De acordo com Carlos Moraes, um dos filhos de Dona Emília, sua mãe sempre procurou ajudar aos outros, “Ela não tratava as pessoas como clientes, mas também como amigos. E isto foi um legado para todos nós, eu e meus irmãos. Temos uma linha e um estilo de vida igual ao dela, que é o respeito ao próximo para ajudar e compartilhar, como um bom Cristão deve ser. E isto foi uma grande herança, um legado muito que nos deixou”, disse.

Igreja Santo Afonso – Carlos também lembrou que, quando toda a família chegou ao bairro no inicio dos anos 70, estabeleceram o comércio na então Rua Santo Afonso, ainda de terra e sem asfalto. Por ser católica, conheceu o Padre Tony, que comprou um terreno para a construção de uma paróquia na Santo Afonso e ela participou de todo o processo da compra deste imóvel da igreja junto com o padre. “Ela participou desde a compra do terreno até a construção do prédio”, informou.

Dona Emília participou ainda da primeira missa da então comunidade Santo Afonso no dia 18 de dezembro de 1976, uma semana antes do Natal. “Eles celebraram a 1º missa em uma garagem ao lado da igreja e foi em um dia de muita chuva”, lembrou Carlos.

Nome da Igreja – Dona Emília teve participação direta na escolha do nome da igreja, pois a rua nasceu primeiro que a igreja e ela disse que, por a igreja estar na Rua Santo Afonso, deveria levar o mesmo nome. Ela insistiu junto à comunidade, que o nome da então nova igreja que estava nascendo deveria levar o mesmo nome da rua e todos aprovaram a ideia. “Isto é um privilégio, pois são poucas as igrejas que levam o mesmo nome da via onde estão”, disse Carlos.

Ações Sociais – Sempre trabalhou em todas as ações sociais. Participou da 1ª Feijoada Comunitária, e a receita que foi um sucesso, e é seguida até os dias de hoje. Participou também durante muitos anos das organizações das festas Juninas da igreja. “Nós fomos criados assim, observando todos estes exemplos. Por isto, eu e meus irmãos seguimos esta filosofia, de sempre poder ajudar ao próximo”, comentou.

Promovendo o nome da Rua, para Avenida Santo Afonso – Uma das maiores lutas de Dona Emília foi recuperar o nome da via Santo Afonso. No final dos anos 70, a prefeitura sem consultar os moradores, mudou o nome da via para Domênico Donzelli e mudou também todas as numerações das casas. “Minha mãe fez uma campanha, junto a toda a comunidade, não aceitando este nome e junto com os moradores, fizeram um abaixo assinado com a Associação de Bairro, e foram até a imprensa, para que pudesse voltar o nome para Santo Afonso”. A principal alegação, era que a então igreja Santo Afonso, era o único ponto social que existia no bairro na época, pois ainda era uma Comunidade, pertencia a Igreja São Francisco de Assis, só depois viraria Paróquia.

Carlos Meirelles informa ainda que, neste abaixo-assinado a comunidade conseguiu mudar o nome da Rua de Dominique Donzelli para Avenida Santo Afonso. Quando voltou, a via foi promovida de rua, para Avenida. Isto foi muito comemorado e ela foi responsável por esta mudança. “Temos muito orgulho desta luta e por ela ter estado à frente deste movimento pró- Santo Afonso”, finaliza Carlos Meireles.

Rádio Poste – O evento teve o apoio da Rádio Poste, responsável por dar suporte ao evento, com Mauro Castro, Agnaldo e demais colaboradores do projeto que há anos, atua na região em prol da melhoria do bairro e também na divulgação da cultura local, por meio de Feiras de Livros na região. A equipe faz parte também da imprensa local por meio do Expresso Periférico, mídia responsável por divulgar notícias, arte e educação por meio de textos educativos.

Autoridades – Entre os presentes a inauguração estava o ex- vereador e deputado federal (2015-2018) Antônio Goulart dos Reis, conhecido como Goulart (União Brasil). Foi deputado federal pelo Estado de São Paulo de 2015 a 2018. “Quero parabenizar aos moradores por esta conquista e lembrar que há muitos anos, trouxemos a Subprefeitura da Cidade Ademar para a região, pois antes, pertencíamos ao Distrito de Santo Amaro, foi uma luta grande. Hoje o mandato é do meu filho, que realiza um intenso trabalho na região”, relatou.

Subprefeitura recebe R$ 30 milhões – Para o subprefeito da Cidade Ademar, Rogério Balzano, a nova praça traz a sensação de pertencimento aos moradores locais e que conheceram a Dona Emília. “Isto é importante, pois traz a identidade com o local. No ano passado, a Prefeitura destinou para a Cidade Ademar R$ 30 milhões e 170 Praças já foram reformadas. Este aqui é um exemplo para que possamos lembrar-nos das pessoas que representam de fato o bairro, pois temos que ocupar os espaços públicos”, disse.

Céu Cidade Ademar – O vereador Rodrigo Goulart (PSD) informou que a prefeitura está trabalhando pela zeladoria da região e anunciou as obras do Céu Cidade Ademar. “Muitas coisas estão acontecendo na região e hoje, um dia ensolarado, temos a Praça Dona Emilia com tanta sombra. É difícil encontrar na região um espaço como este, e o mais importante, agora a praça tem nome e isto é especial”.

Paróquia Santo Afonso – O padre da paróquia Santo Afonso, Claudio Antunes, e dezenas de fieis da igreja, compareceram ao local, onde fizeram orações e abençoaram o espaço, segundo a tradição católica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s