Número de contaminados pode dobrar em relação a 2021.
Festas clandestinas, encontros em bares lotados pela periferia, aglomerações e desrespeito aos protocolos de distanciamento, são as principais causas do avanço da contaminação da Covid-19 em toda a região. De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica , foram registrados até o dia 25 de maio, 23.171 mil casos positivos de Covid-19 na Cidade Ademar.
O número de contaminados em relação ao de 2021, poderá dobrar em pouco tempo, pois em 2020 foram registrado 12.464 casos em 12 meses, e os dados até o mês de maio é de 10.528 mil e 179 casos positivos sem informação de data, de acordo com os dados do e-SUS e SIVEP Gripe.
Enquanto isto, o número de brasileiros que receberam pelo menos a primeira dose de vacina contra a Covid-19 atinge 48.461.660 milhões, o que corresponde a 22,89% da população, de acordo com o novo balanço do consórcio de veículos de imprensa, divulgado às 20h desta sexta-feira (4). Em todo país, a vacinação está devagar, por conta das políticas do Governo Federal, cuja a CPI que está em andamento investigam a suspeitas de um “gabinete paralelo”, que aconselharia o presidente Jair Bolsonaro.
Em São Paulo, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes, cerca de 5 milhões de pessoas tomaram a primeira dose da vacina na cidade, no entanto, 150 mil não voltaram para receber a segunda dose. É por isto, que hoje (dia 5) é considerado pelo Governo como o Dia D, para alcançar estas pessoas.